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Código de Conduta

1 INTRODUÇÃO

1.1 – Mensagem da diretoria

O Código de Conduta reúne os princípios e valores adotados pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda, orienta a nossa forma de atuar e a conduta esperada dos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Este Código traduz o nosso compromisso com a ética e a integridade, fortalece a nossa cultura e o nosso jeito de ser.

Cada um de nós é responsável por contribuir para tais práticas serem seguidas e respeitadas.

Esperamos que você conheça, compreenda e zele pelo cumprimento das políticas e procedimentos descritos no presente Código.

Contamos com a colaboração, envolvimento e comprometimento de todos para propagação dessas diretrizes que garantem relações de trabalho baseadas na ética e no respeito mútuo.

O sucesso duradouro da nossa empresa depende da manutenção e do aperfeiçoamento de nossa reputação, da qualidade do trabalho desenvolvido junto aos nossos clientes e da confiança do público na Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

1.2 – Nossa missão

Fornecer serviço de transporte com segurança, pontualidade e conforto que assegure satisfação dos clientes e contribuir com o desenvolvimento do país.

1.3 – Nossos princípios

Comprometimento

Valorizamos a conduta ética e íntegra, honramos nossos compromissos, respeitamos as leis e normas pré-estabelecidas. Prezamos pela responsabilidade e disponibilidade para com colaboradores, clientes, comunidade e fornecedores.

Respeito

Respeitamos e reconhecemos colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Somos corretos e cordiais no trato com as pessoas mantendo o espírito de servir.

Prudência

Mantemos a estabilidade financeira da empresa a fim de garantir a geração de emprego e desenvolvimento social do país através de investimentos seguros e consciência no uso adequado dos nossos recursos materiais, econômicos e humanos.

Valorização

Reconhecemos o valor e a importância dos colaboradores e clientes através de uma política de promoções justa e da realização de um atendimento de qualidade aos passageiros.

2 CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda se compromete a cumprir todas as leis, regras e regulamentações aplicáveis nos estados onde está representada.

2.1 – Responsabilidade dos colaboradores

  • Praticar os valores, políticas e procedimentos da Empresa Gontijo de Transportes Ltda. 

  • Cumprir com as leis e regulamentações vigentes no Brasil. 

  • Ler, entender e cumprir o Código de Conduta.  

  • Incorporar na sua conduta empresarial os princípios deste Código de Conduta.  

  • Procurar orientação no caso de dúvidas sobre alguma decisão a ser tomada. 

  • Notificar a sua linha gerencial sobre qualquer ação ou ocorrência considerada como um descumprimento ou violação do Código de Conduta ou das leis e regulamentações vigentes.  

  • Cooperar com investigações internas.  

2.2 – Responsabilidade dos gestores

Os empregados em posição de liderança devem demonstrar, por palavras e atos, que estão comprometidos com os princípios da Empresa Gontijo de Transportes Ltda. Espera-se que o gestor dê o exemplo de cumprimento do Código de Conduta e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além das responsabilidades para os colaboradores citadas anteriormente, o gestor tem as seguintes responsabilidades adicionais:

  • Orientar os colaboradores sobre o Código de Conduta

  • Criar um ambiente que promova o cumprimento deste Código.

  • Tratar todos os tipos de caso com integridade e profissionalismo. 

  • Monitorar os casos de desvio ou preocupações sobre a aderência ao Código de Conduta. 

  • Não admitir ações de retaliação contra algum colaborador que tenha comunicado, de “boa fé”, alguma suspeita ou caso de preocupação. 

  • Manter registros sobre todas as ações relativas ao assunto (orientações verbais dadas ao envolvido, ações disciplinares aplicadas, etc). 

2.3 - Responsabilidade da Empresa Gontijo de Transportes Ltda

  • Fornecer as ferramentas e os treinamentos necessários para os colaboradores lidarem com questões éticas ou de conformidade que possam vir a enfrentar no trabalho. 

  • Garantir que as notificações de descumprimento sejam tratadas responsável e confidencialmente. 

  • Garantir que as análises destas notificações sejam imparciais e diligentes. 

  • Assegurar “tolerância zero” quanto a retaliações contra as notificações feitas de boa-fé. 

3 CONDUTA DOS COLABORADORES

3.1 –  Conduta pessoal

O fortalecimento da imagem da Empresa Gontijo de Transportes Ltda também se dá por meio da nossa comunicação e comportamento com as pessoas com as quais nos relacionamos. Por isso, a conduta dos colaboradores em situações que permitam a sua identificação como empregado da empresa, deve estar de acordo com nossos princípios e não comprometer a reputação da Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

Além disso, o colaborador deve ter cuidado para que assuntos de trabalho não sejam conversados ou discutidos em locais públicos (hotéis, restaurantes, rodoviárias, etc) ou em locais fechados (táxi, elevador, ônibus, etc).

3.2 - Saúde e Segurança

Ninguém deve comprometer a saúde ou a proteção de um colaborador ou de um parceiro de negócios da Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

Todos devem se esforçar para tornar seguras e saudáveis as condições de trabalho.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda trabalha continuamente para aperfeiçoar seus sistemas de saúde e segurança. Garante ainda o treinamento de seus colaboradores para que seus procedimentos atendam os padrões e as normas vigentes.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda espera que seus colaboradores estejam atentos aos riscos e contribuam para o processo de identificação e prevenção.

Acidentes, incidentes e condições inseguras devem ser relatados imediatamente à gerência superior.

3.2.1 – Grupo de apoio para emergências

O grupo de apoio para emergências é composto dos seguintes departamentos:

- Departamento de Segurança do Trabalho

- Departamento Médico

3.3 – Álcool, drogas, armas e violência

É proibido trabalhar sob efeito de álcool, drogas ilícitas ou qualquer outra substância que possa prejudicar seu desempenho ou comprometer a segurança no local de trabalho.

É proibido também agir com violência ou fazer ameaças, como também portar ou usar armas no local de trabalho e no ônibus de transporte de funcionários.

3.4 – Assédio

Assédio é toda conduta verbal, não verbal ou física que possa causar  humilhação, intimidação, abuso ou ameaça a empregados.

Não será admitido qualquer conduta indesejada ou abusiva que possa criar um ambiente de trabalho hostil, intimidador, humilhante ou ofensivo que interfira no desempenho individual ou afete a dignidade e o bem estar psicológico dos envolvidos.

3.5 – Oportunidades iguais, diversidade e inclusão

A Gontijo oferece um ambiente de trabalho com oportunidades iguais independente de raça, nacionalidade, idade, gênero, religião, deficiência, orientação sexual ou outra situação protegida por lei.

A contratação e o desenvolvimento de colaboradores se baseiam nas suas realizações, capacidades, habilidades, aptidões e qualidades de liderança.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda está comprometida com a promoção de um ambiente de trabalho diversificado, inclusivo e produtivo, que seja fundamentado pelo respeito mútuo.

Todos os colaboradores devem demonstrar sempre um comportamento respeitoso perante seus colegas, suas ideias e diferenças culturais.

3.6 – Direitos Humanos

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda respeita os direitos humanos em todas as suas operações e nas suas relações com terceiros.

A Gontijo não utiliza mão de obra infantil nem trabalhos forçados.

A Gontijo respeita o direito à liberdade de associação e acordos coletivos de trabalho dentro das leis e regulamentos nacionais.

3.7 – Relacionamento afetivo entre colaboradores

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda compreende que relacionamentos afetivos podem vir a acontecer entre colaboradores, mas reconhece que tais relacionamentos podem afetar o ambiente de trabalho e aumentar os riscos de equívocos, conflitos de interesse e até mesmo fraude.

Por isso, deve ser evitado relação de subordinação direta ou indireta entre familiares ou pessoas com relacionamento muito próximo.

Caso exista relacionamento afetivo entre colaboradores estes deverão ser tratados com o maior grau possível de discrição.

3.8 - Conflito de interesses

Conflitos de interesses surgem no local de trabalho quando um colaborador tem interesses pessoais ou lealdade a concorrentes que estão em desacordo ou interferindo nos interesses da Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

Qualquer comportamento que possa indicar um conflito de interesses deve ser evitado pelo colaborador para proteger sua reputação, integridade e confiabilidade perante seus gestores.

4 CONDUTA COM PARCEIROS DE NEGÓCIOS

Parceiros de Negócios são qualquer pessoa ou empresa com a qual a Empresa Gontijo de Transportes Ltda faz negócios.

Nossos princípios não se limitam à conduta dentro da empresa. A Gontijo espera a mesma postura dos nossos parceiros. Por isso, eles devem ser íntegros na execução de suas atividades e devem cumprir todas as leis e regulamentações relevantes.

Devemos garantir que nossos Parceiros estejam cientes do nosso Código de Conduta.

4.1 – Relacionamento com concorrentes

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda adota uma política rigorosa no que diz respeito à condução dos seus negócios em total conformidade com as regras e leis de defesa da concorrência aplicáveis.

O descumprimento envolve sanções pesadas para a Empresa Gontijo de Transportes Ltda e para os indivíduos envolvidos.

Ninguém na Empresa Gontijo de Transportes Ltda tem autoridade para dar ordens ou instruções que resultem em violação destas leis e regulamentos.

4.2 – Hospitalidade, presentes e despesas

Hospitalidade, presentes e despesas que possam afetar ou ser vistas como um modo de influenciar o resultado de transações comerciais são proibidos.

É proibido também oferecer e receber presentes em dinheiro ou equivalentes em qualquer circunstância.

5 CONDUTA RELACIONADA AOS RECURSOS DA EMPRESA

5.1 – Uso responsável dos bens da Empresa

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda fornece aos seus colaboradores o uso de seus ativos e recursos, incluindo imóveis, móveis, veículos, equipamentos, dispositivos eletrônicos e sistemas de tecnologia de informação.

É de sua responsabilidade o uso e a proteção de forma adequada dos bens e recursos da Gontijo, que devem ser somente para fins profissionais previstos.

5.2 –  Informações confidenciais

Os colaboradores são responsáveis pela prevenção de que pessoas externas não autorizadas tenham algum acesso às informações confidenciais da Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

Informações confidenciais são informações privadas e sua divulgação não autorizada poderá causar consequências negativas para a Empresa Gontijo de Transportes Ltda e seus parceiros.

Para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações internas da Empresa Gontijo de Transportes Ltda, você deve:

  • Evitar discutir informações internas em locais públicos. 

  • Manter controle dos documentos protegendo-os no armazenamento. 

  • Garantir a correta e restrita distribuição de documentos.  

  • Descartar adequadamente e com segurança os documentos físicos com informações confidenciais em lixeiras seguras ou em fragmentadoras de papel. 

  • Não compartilhar informações confidenciais da Empresa Gontijo de Transportes Ltda por mídias sociais nem canais externos. 

  • Proteger de acesso não autorizado as informações confidenciais armazenadas em equipamentos de armazenamento externos, tais como laptops, pendrives, CDs/DVDs, smartphones e computadores.  

O colaborador deve, também, proteger as informações confidenciais a nós confiadas por nossos clientes e Parceiros de Negócios e não pode compartilhar estas informações externamente a não ser quando exigido por lei ou devidamente autorizado pelo proprietário da informação.

5.3 – Propriedade intelectual

Entende-se por propriedade intelectual ideias, inovações, marcas, aperfeiçoamentos, projetos, produtos, informações ou qualquer outra atividade não material desenvolvida na Empresa Gontijo de Transportes Ltda ou por contratação dela.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda retém propriedade exclusiva de toda propriedade intelectual desenvolvida durante o vínculo empregatício do colaborador, quando essas atividades são realizadas em conexão com o trabalho feito pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda ou relacionado com ele.

O colaborador deve respeitar os direitos de Propriedade Intelectual da empresa e dos nossos Parceiros de Negócio.

5.4 – Dispositivos eletrônicos

O colaborador deve proteger as informações confidenciais armazenadas nos sistemas e dispositivos eletrônicos da Empresa Gontijo de Transportes Ltda. Ele deve proteger com senha todos os computadores da empresa ou sistemas de informação e jamais revelar sua senha a qualquer pessoa, nem mesmo a colegas.

O colaborador é proibido de usar os equipamentos informatizados para promoção de conteúdos impróprios e ou desvinculados de seu trabalho.

Se um dispositivo eletrônico que contém informações da Empresa Gontijo de Transportes Ltda for perdido, o colaborador deve informar, imediatamente, à TI e seu gestor para que sejam tomadas as providências necessárias.

  • Para maiores informações, consulte nossa  Política de Uso da Internet, e Outros Recursos de Tecnologia disponível na intranet ou com o seu gestor. 

5.5 – Proteção de dados

Todos devemos nos comprometer a proteger a privacidade e os dados pessoais de nossos colegas, clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Dados pessoais são todas as informações que de alguma forma identificam uma pessoa, como o nome, telefone, endereço, e-mail, documentos, bem como análises de desempenho, informações salariais, horas trabalhadas, dentre outros.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) especifica critérios rigorosos para o tratamento destes dados e o colaborador deve honrar a privacidade e manter seguros os dados pessoais que tem acesso durante o trabalho.

Os dados pessoais só podem ser utilizados:

  • com consentimento prévio e explícito do proprietário do dado. 

  • para finalidades determinadas, explícitas e legítimas.   

Outro princípio importante é que dados pessoais que tenham sido usados para uma finalidade específica só podem ser usados para um novo propósito se esse novo propósito estiver intimamente relacionado e não for incompatível com o propósito original. 

Todos os riscos e ameaças de tratamento indevido de informações de pessoas, devem ser comunicados aos gestores superiores.

A violação dos regulamentos de privacidade de dados da Empresa Gontijo de Transportes Ltda pode resultar em medidas disciplinares, e inclusive culminar na rescisão de contrato.

  • Para maiores informações, consulte nossa  Política de Segurança da Informação disponível na intranet ou com o seu gestor. 

6 CONDUTA RELACIONADA À COMUNIDADE

6.1 – Meio ambiente e sustentabilidade

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda adota uma abordagem de desenvolvimento sustentável de negócios com uma estratégia amparada em uma gestão bem feita, no sucesso da empresa, na consciência ambiental e nas relações com seus clientes e fornecedores.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda espera que seus colaboradores respeitem o meio ambiente  e utilizem de forma responsável os recursos, reduzindo a geração de resíduos, de consumo de água, papel e energia.

6.2 – Comunicação com a imprensa e mídias sociais

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda  visa a consistência e seriedade para falar com o público e, conforme o caso, pode se valer de um profissional capacitado para ser o "porta-voz” da empresa.

O colaborador não pode tratar de assuntos confidenciais da Empresa Gontijo de Transportes Ltda nas mídias sociais.

As postagens pessoais nas redes sobre a empresa devem ser feitas de forma responsável não comprometendo a imagem e reputação da Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

6.3 – Atividade política e contribuições

O colaborador da Empresa Gontijo de Transportes Ltda pode exercer o seu direito individual de participar no processo político.

No entanto, ele deve conduzir suas atividades políticas usando seus próprios recursos, em horários fora do expediente de trabalho e que não sejam criados conflitos de interesse.

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda não oferece presentes, doações ou outros apoios a partidos políticos nem a políticos individuais.

O colaborador não pode se comunicar com Funcionários Públicos para fins de políticas ou participar de atividades políticas em nome da Empresa Gontijo de Transportes Ltda, a não ser que isso esteja de acordo com a lei local e com as políticas aplicáveis.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu gerente direto.

6.4 – Práticas de Anticorrupção

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda é comprometida com as leis de prevenção e combate à corrupção, em especial a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846/13).

Não será tolerado qualquer tipo de corrupção pública ou privada, incluindo, entre outros, suborno, fraude, extorsão, acordos ilegais, pagamentos ou oferta de vantagem na condução dos negócios da empresa.

7 MEDIDAS DISCIPLINARES

Deixar de cumprir o Código é uma conduta inadequada. Não será tolerado o descumprimento do Código de Conduta, das normas e procedimentos da Empresa Gontijo de Transportes Ltda, além do especificado nas leis e regulamentos vigentes que norteiam nossos negócios.

Qualquer descumprimento estará propenso à aplicação de medidas disciplinares, desde uma advertência verbal até a rescisão do contrato de trabalho. As medidas disciplinares serão aplicadas de acordo com a gravidade da violação e de outras circunstâncias relevantes. As sanções estão baseadas no artigo 482, da CLT, não dispensando, em qualquer caso, as medidas legais, conforme o Artigo 154-A, do Código Penal. Isto é, caso tal descumprimento inclua a infração de leis ou regulamentos locais, ou a Empresa Gontijo de Transportes Ltda receba um pedido de indenização,  poderá processar indivíduos civil e criminalmente.

7.1 - Descrição das sanções (em escala de severidade da violação):

a) Comunicado encaminhado ao funcionário e ao superior imediato,  informando o descumprimento da norma, com a indicação da violação praticada.

b) Procedimentos disciplinares como as restrições de acessos.

c) Advertência verbal ou por escrito.

d) Suspensão.

e) Demissão por Justa Causa

8 ORIENTAÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE PROBLEMA

Qualquer orientação que o colaborador desejar, seja para o melhor comportamento a ser adotado em uma situação inesperada ou não usual, seja para comunicar algum problema, mesmo que ainda seja uma suspeita, deve ser obtida junto ao seu gestor imediato e ao RH da Empresa.  

Dependendo da situação e criticidade, o problema pode ser levado à gestão superior. Em última instância, pode ser levado até aos Diretores da Empresa.  

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