Atendimento ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: Elogios, sugestões, solicitações, cancelamentos ou reclamações:

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passagem de Ônibus On-line
barata e sem taxa de serviço Gontijo



 NÃO cobramos taxa de serviço.

Inclusão Social

A inclusão social é tida como um conjunto de medidas voltadas a pessoas excluídas do meio social, seja por razões de deficiência física, mental, cor de pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo.O grande propósito destas ações é oferecer possibilidade para que todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades de acesso a bens e serviços. No Brasil acontece por meio de ações afirmativas, que são ações temporárias definidas pelo Estado.

Foi em 1948, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que surgiu espaço para debates e reflexões sobre liberdade e igualdade entre essas pessoas, e vem se ampliando até os dias de hoje, tornando cada vez mais relevantes para a extinção de comportamentos discriminatórios.

A inclusão social combate de frente a segregação social e dá visibilidade e democratiza vários espaços e serviços para quem não possui acesso a eles.

Conceito de Deficiência

Pessoas com deficiência são denominadas pela legislação brasileira como “aquelas que apresentam, em caráter permanente, perdas ou anomalias de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano”

Há um decreto nº 914/93, que regulamenta a lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

É bem comum ouvirmos termos como: “portador de deficiência”, “portador de necessidades especiais (PNE)” e “pessoa portadora de deficiência (PPD)”. Porém o termo mais adequado é: “Pessoa com Deficiência”. Essa denominação é fruto de movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo brasileiros, que definiram a forma como preferem ser identificados. Basicamente a diferença deste para os termos anteriores é que, neste caso, a pessoa vem à frente de sua deficiência, lembrando-nos que a pessoa antes de ter deficiência é, acima de tudo, um ser humano.

Como praticar a inclusão social?

A inclusão social é indispensável para a preservação do sistema democrático. Por este motivo, é importante que todo corpo social atue em conjunto, a fim de colaborar com a valorização do ser humano.

A Empresa Gontijo de Transportes, entende que o processo de inclusão começa com o respeito às diferenças individuais e que a contratação de pessoas com deficiência proporciona a introdução dos mesmos à sociedade através do trabalho. Hoje a empresa conta com colaboradores com deficiência trabalhando em diversos departamentos e cidades onde a empresa está presente.

Conforme o passar dos anos, a experiência vivida foi muito positiva para todos:

  • Positiva para a empresa, devido ao clima organizacional;
  • Positiva para o colaborador sem deficiência, pois todos temos muito o que aprender convivendo com as diferenças, incluindo maior empatia e humanização;
  • Positiva para o colaborador com deficiência, pela oportunidade de exercer uma atividade remunerada e mostrando ao mundo seu potencial e capacidade de cumprir funções com excelência.

A Deficiência no Brasil

De acordo com o censo do IBGE de 2010, 23,9% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência. Ou seja, a cada 10 pessoas, 2 possuem deficiência.

É importante lembrarmos, que a deficiência faz parte da condição humana, pois todas as pessoas estão sujeitas a adquirirem alguma deficiência em algum determinado momento da vida.

No Brasil 56,6% das deficiências são adquiridas após o nascimento, e podem estar relacionadas a algum tipo de violência urbana.

  • Deficiência mental/ intelectual - 1,4%
  • Deficiência Auditiva: 5,1%
  • Deficiência física - 7%
  • Deficiência visual - 18,6%

De acordo com o IBGE, a maioria dos PCD´s vivem em áreas urbanas, são pessoas produtivas que trabalham e/ou estudam, por isso é comum encontrar pessoas com deficiência nos shoppings, cinemas, escolas e tantos outros lugares.

Dicas de inclusão - Gontijo
Dicas de Ouro

Convivência

O ser humano é caracterizado por ser sociável e por isso, sempre busca estar em convívio em grupos, com outros seres humanos. E para que essa convivência seja progressiva, é necessário saber lidar com as diferenças, mantendo o respeito às características individuais e até mesmo se adaptando ao outro.

O grande problema é o preconceito, que faz com que as pessoas com deficiência sejam vistas como “incapazes”, impedindo-as de exercerem seus direitos e liberdade.

Precisamos ter em mente que uma pessoa com deficiência possui sim suas limitações físicas, sensoriais ou mentais, porém isso não é pretexto para que haja impossibilidade de realizar tarefas do dia-a-dia como qualquer outra pessoa.

Ter a oportunidade de conviver e conhecer uma pessoa com deficiência, você dá a ela uma chance de vida mais digna, e em troca aprende muito com alguém que supera os desafios a todo momento, deixando de lado preconceitos bobos que nunca agregam em nada.

Nessa cartilha ao lado você vai conhecer algumas dicas que poderão lhe ajudar a oferecer um tratamento adequado para pessoa que possua algum tipo de deficiência e consequentemente, facilitar as relações no trabalho e na vida.

Deficiência física - Gontijo

Deficiência Física

A deficiência física é a alteração completa ou parcial de uma ou mais partes do corpo humano, resultando no comprometimento de uma função que afeta a mobilidade, a coordenação motora geral ou a fala.

Se você for conversar durante muito tempo com um deficiente físico que use cadeiras de rodas procure ficar no mesmo nível do olhar dele, se preciso sente-se. Assim, você o deixa em uma posição mais confortável

Dica de se manter sentado ao dialogar com uma pessoa com deficiência física - Gontijo

Mantenha as muletas sempre próximas à pessoa que as usa.

Nunca se apoie na cadeira de rodas, bengalas ou muletas, pois elas representam uma extensão do corpo da pessoa.

Se você estiver acompanhando uma pessoa que anda devagar, com auxílio ou não de aparelhos ou bengalas, procure acompanhar o passo dela.

Ao guiar uma pessoa em cadeira de rodas, tente optar por um caminho com menos obstáculos.

Caso o cadeirante precise subir ou descer uma rampa ou escada, lembre-se que essa manobra deverá sempre ser feita de marcha à ré, caso contrário, a pessoa pode perder o equilíbrio e cair de frente.

Como ajudar um cadeirante se locomover - Gontijo
Deficiência visual - Gontijo

Deficiência Visual

Deficiência Visual é a redução ou perda total da capacidade visual que pode resultar em dificuldades de orientação, mobilidade e comunicação.

Ao se aproximar de uma pessoa cega, comunique-se dando um leve toque no ombro ou na mão, após pedir licença. Assim, ela saberá que você está se dirigindo a ela.

Se precisar guiar uma pessoa cega, deixe que ela segure em seu braço acima do cotovelo.

Procure estar sempre à frente ao passar por uma porta e ficar num degrau acima da pessoa em uma escada ao subir ou um degrau abaixo se descer. Sempre avise antes de subir ou descer.

Ao conduzi-la para uma cadeira, coloque a mão dela no encosto da mesma. Isso será suficiente para orientá-la. Quando estiver conversando com um cliente cego, fale direto com ele, mesmo que esteja acompanhado.

Se estiver conversando com um cego e precisar se afastar, avise-o quando for sair ou ele não irá saber, principalmente se o local for muito barulhento.

Algumas pessoas, sem perceber, falam em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas. Fale em tom de voz normal.

Nunca toque, brinque ou ofereça comida ao cão-guia! Nunca distraia o cão, pois ele não pode ser desviado de seu dever: guiar o dono.

Cão guia - Gontijo
Deficiência auditiva - Gontijo

Deficiência Auditiva

A Deficiência Auditiva é a perda total ou parcial da audição, o que compromete a capacidade de comunicação do indivíduo.

Todo Surdo é Mudo? Mito! A maioria das pessoas surdas não são mudas! Com o auxílio do fonoaudiólogo, muitas vezes elas conseguem desenvolver a linguagem oral.

Exclua de seu vocabulário termos como surdo-mudo, mudinho ou surdinho. Use a palavra surdo para se referir à pessoa com deficiência auditiva.

Nem todo surdo é mudo - Gontijo

Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque em seu braço levemente.

Mantenha contato visual, muitos deficientes auditivos fazem a leitura labial, portanto, eles precisam ver o seu rosto. Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.

Certifique-se de ter a atenção da pessoa antes de começar a falar. Mantenha as mãos longe de seu rosto e evite gomas de mascar.

Quando você não entender o que a pessoa com deficiência auditiva quer lhe dizer, peça para que repita ou que escreva.

Use um tom normal de voz, a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta.

Diga uma informação de cada vez, use frases curtas e simples de forma clara e objetiva.

Se um intérprete estiver ajudando você a falar com um cliente surdo, fale com o cliente, não com o intérprete.

Dialogo com uma pessoa com deficiência auditiva - Gontijo
Deficiência mental - Gontijo

Deficiência Mental

A deficiência mental / intelectual é a perda total ou parcial do raciocínio lógico ou intuitivo.

Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média com limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta, como: comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, independência na locomoção, habilidades acadêmicas, entre outras.

Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência mental / intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.

Quando você estiver falando com uma pessoa com capacidade intelectual limitada, seja paciente. Dê tempo a ela para processar o que você disse e responder. Você deve manter suas frases curtas e simples.

Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente. Se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.

Não superproteja. Ajude apenas quando for realmente necessário.

Não fique aborrecido se, ao conversar com uma pessoa com deficiência mental/ intelectual ela se distrair. Ela pode ter dificuldade para se concentrar.

Cumprimente e se despeça da pessoa com deficiência mental / intelectual normalmente, mantendo o respeito.

Homem e mulher de mão dadas - Gontijo

“Amar é descobrir que a deficiência do próximo, faz parte do perfeito mosaico humano” (AMÉRICO, Douglas Domingos)

Por que viajar com a Gontijo e comprar sua Passagem de Ônibus On-line?

Sua segurança em primeiro lugar: nossos ônibus são monitorados em tempo real, nossos motoristas estão sempre descansados e são testados com bafômetro no início e fim da viagem.

Acompanhe seu ônibus em tempo real: mantenha seus familiares ou amigos informados sobre sua viagem através do rastreamento de viagem.

Manutenção e limpeza frequentes: ônibus limpos e confortáveis em todas as viagens.

76 anos de experiência: contamos com estrutura de garagens e pontos de apoio localizados estrategicamente ao longa da viagem, com ônibus e motorista reserva para eventuais necessidades.

Atendimento ao Passageiro que compra sua Passagem de Ônibus On-line

Tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Envie uma mensagem utilizando o formulário ao lado. Sua opinião é muito importante para melhorarmos sempre.

A Inclusão
Começa em Nós

A inclusão é um processo que nos convida a valorizar e respeitar todas as pessoas. Inclusive durante as viagens. Conheça algumas formas de facilitar as relações com as pessoas com deficiência (PcD). Clique aqui.

Tem alguma dúvida?
Confira nossas perguntas frequentes:

Como faço para cancelar uma passagem adquirida pela internet?
Existe algum benefício para estudante?
Por que os idosos têm dificuldade para conseguir benefício com 100% de desconto?
Quais as regras para concessão de gratuidade de Jovem de Baixa Renda?
Quais as regras para concessão de gratuidade para pessoa com deficiência?
Quais as regras para a gratuidade para crianças até 6 anos?
Quais as regras para transportes de animais?
Quais as regras para transportes de bagagens?
Quais as regras para troca, devolução e remarcação de passagens?
Quais as regras para viagem de menores de idade?
Quais documentos são válidos para embarque?
Quais são as regras para concessão de gratuidade de idoso?
Qual a validade de bilhete de passagem?

Compre Passagem de Ônibus On-line
para Todo Brasil

Passagens de Ônibus para Nordeste
Passagens de Ônibus para Sudeste